Paróquia



`
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
MURIBECA DOS GUARARAPES


1 - ORIGEM E LOCALIZAÇÃO DA AREA PASTORAL

MURIBECA - Vocábulo de origem tupi, corruptela de "MERU-BECA", que significa mosca insistente.

Localizada a margem direita do Rio Jaboatão, a povoação foi erguida em 1598 e, foi construída na freguesia a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e em 1774 somavam-se a ela as Igrejas de São Gonçalo e a de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Sob jurisdição de Olinda, a sede foi elevada a categoria de vila e, posteriormente, de município, em 13 de junho de 1884, pela Lei Provincial n° 1805. Nesse momento, o povoado se destacou pelo seu desenvolvimento embasado na economia açucareira. Por essa época, contando com uma população em torno de 16.000 almas, maior que a de Jaboatão. No final do século XIX, o povoado atravessa um processo de esvaziamento e decorrente declínio dos engenhos perante as Usinas emergentes, que dominavam os processos de produção. Hoje, Muribeca é um pequeno povoado estagnado economicamente, contando, aproximadamente, com 500 casas modestas.

1.1- IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário localiza-se na antiga povoação de Muribeca e foi erguida no final Século XVI pela Irmandade SS. Sacramento. Durante a invasão holandesa foi depredada, sendo reconstruída em 1781 pelo proprietário do Engenho Santo Andre, Felipe Campelo. A mesma está tombada pelo Patrimônio Histórico em âmbito estadual e municipal.

-Danificada pela I batalha dos Guararapes em 1648;

-Restaurada e ampliada em 1730 - 1734.

Elevada à paróquia, e, canonicamente, ereta em 1598. Tem como patrona Nossa Senhora do Rosário. Sem conservação por mais de dois séculos, teve sua arquitetura barroco-colonial (altares entalhados em madeira) totalmente destruída no fim da década de 1950 e comprometida nas décadas seguintes. Restaurada em 1995 – 1998. Restaurada e ataptada as novas normas litúrgicas em 2010 – 2011, conservando o estado atual em que se encontra.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário da Muribeca é uma rede de comunidades em Missão.





MARCOS FREIRE:

• Comunidade de Nossa Senhora da Conceição

• Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

CONJUNTO MURIBECA:

• Comunidade de Santa Terezinha

JARDIM  MURIBECA:

• Comunidade de São José

INTEGRAÇÃO DA MURIBECA:

• Comunidade de São Francisco

MURIBECA DOS GUARARAPES:

• Matriz de Nossa Senhora do Rosário

VILA PALMARES:

• Comunidade da Sagrada Família
• Escola São Sergio

 
COMPORTA:

•Comunidade de São João Batista

SÍTIO SAPÉ:
Comunidade de Nossa Senhora da Salette

PORTAL DOS PRAZERES:

• Comunidade de Nossa Senhora de Fátima