Reformas


COMUNIDADE  VILA PALMARES


                               








CAPELA SAGRADA FAMILIA E  ESCOLA SÃO SERGIO
São Sérgio nasceu na cidade de Palermo no sul da Itália e ordenado em Roma - Italia. São Sergio foi uma figura muito respeitada durante o pontificado do Papa Leão II. São Sergio foi eleito Papa em meio a uma grande crise onde o imperador da época queria a criação de dois Papas. São Sergio, que era contra essa decisão, só tomou posse quando, os dois partidos que brigavam pelo poder, cederam as suas exigências de somente existir um único Papa, como vigora até o dia de hoje. Durante as brigas entre os esses dois partidos o Imperador Justiniano enviou um oficial para prender São Sergio, caso suas ordens não fossem atendidas. O povo porém se revoltou contra o Imperador ficando do lado de São Sergio que era um homem cheio de misericórdia para com seus subordinados. São Sergio foi o criador do Cântico Agnus Dei que em português recitamos: “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende compaixão de nós”.
São Sergio também reconstruiu muitas igrejas abandonadas. A festa de São Sergio é comemorada = Dia 24 de Fevereiro.


Eles estão construindo, sozinhos, uma capela; o espaço não será usado apenas para orações, mas também para educar e ocupar o tempo livre das crianças

Um exemplo de união no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Moradores da comunidade de Vila dos Palmares se reuniram e estão construindo, sozinhos, uma capela da Sagrada Família (foto 1). O espaço não será usado apenas para orações. Ele também vai servir para educar e ocupar o tempo livre das crianças - ESCOLA SÃO SERGIO.
No bairro, as ruas não têm calçamento nem saneamento básico. As condições de moradia são precárias, mas os moradores estão preocupados com outra coisa. Entre tantos problemas, a comunidade também não tem área de lazer, nada que ocupe as crianças quando elas não estão na escola.
Isso abre espaço para outros problemas sociais, como as drogas e a prostituição. Preocupados, os próprios moradores se uniram para buscar uma alternativa. Hoje, uma nova realidade começa a crescer junto com as paredes da nova capela.
Uma parte está pronta. As missas já são celebradas numa pequena sala. Ao lado, paredes inacabadas esboçam o que logo deve funcionar como sala de aula. “A ideia é que quando não estiverem na escola, as crianças tenham aulas de reforço de manhã, à tarde e à noite neste local”, explicou o padre Francisco de Assis Mota de Sousa (foto 5).
O esforço para construir vem de toda a comunidade. “Cada um ajuda como pode. A gente fica comprando os tijolos de pouquinho e pouquinho e ia levando para a missa”, disse a dona de casa Genivalda Araújo de Santana.
Aos 62 anos, dona de casa Maria José do Espírito Santo não tem medo do trabalho pesado. “Eu me orgulho de participar da obra, pois a construção pode mudar a vida dos netos”, falou.
Para comprar o material, padre Francisco conta com o apoio de comerciantes da região. Para construir, a comunidade promete continuar unida. Na Vila Palmares os moradores aprenderam que se ficarem de braços cruzados, nada acontece. “Aqui é cada um ajudando o outro, por isso dá certo”, complementou Maria José. Para a realização desta construção contamos com uma ajuda da ANSA - Associação Nossa Senhora Aparecida.


VIDEO:

pe360graus.globo.com/videos/cidades/cidadania/2010/03/29/VID,15877,4,96,VIDEOS,879-MORADORES-CONSTROEM-SOZINHOS-CAPELA-VILA-PALMARES.aspx